quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS VOCACIONAL



Vocação é uma palavra que significa chamamento. Ao chamar os primeiros discípulos Jesus diz: “Segui-me e farei de voz pescadores de homens”. Muito mais que inclinação, dom e aptidão, vocação é um chamamento onde cada pessoa é convidada e convocada a responder com a própria vida o convite de Jesus. Na vocação é Deus quem vem ao encontro da pessoa humana e lhe convida a segui-lo. Assim, muito mais que inclinação, talento e aptidão para fazer algo, vocação é um chamado no qual a pessoa precisa engajar toda sua vida. Aqui a vocação e a pessoa se tornam Um. Não há separação entre a pessoa e a vocação a qual é chamada. Pois, quando se compreende que há uma divisão entre a pessoa e aquilo que se faz, podemos chamar de profissão, dom ou talento. E mesmo que a pessoa mude de profissão, sua vida não deixará de ser aquilo que é. Vocação é diferente. Só é possível vivê-la quando há uma integra total da vida a Deus. E a felicidade da pessoa vocacionada só se dará na realização de sua vocação.



 O primeiro chamado que Deus faz a toda pessoa humana é o chamado a vida, no qual todos são chamados à perfeição e a verdadeira realização. E o modo de viver em perfeição esta vida é escolher aquilo que dignifica esta natureza e não aquilo que a degrine.
No entanto, Deus chama cada pessoa a realizar dentro de uma comunidade uma vocação específica: Laical, matrimonial, sacerdotal e a vocação a vida consagrada. Cada vocação é chamada a responder dentro do seu estado de vida específico os apelos de Deus que deseja dentro da diversidade e multiplicidade fazer com que a realização e a felicidade de toda pessoa aconteça. Aqui o chamado é um convite à felicidade e a realização em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário