segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIA DO CATEQUISTA


"Quem ajuda na pregação tem 
mérito de pregador"


O mês vocacional tem nos ajudado a refletir sobre a vocação humana e, a partir dela, de sua incidência e importância na vida cristã. Dia 27 de agosto é dia do Catequista, mas na agenda vocacional deste mês, celebramos na liturgia o 4º Domingo, que nos faz lembrar destas pessoas especiais, verdadeiros pedagogos da fé, que colaboram na evangelização. Trabalhar na catequese é um verdadeiro ministério eclesial assumido cada vez mais por ministros não-ordenados, que se dedicam para auxiliar os pastores (párocos) na tarefa de formar e informar o Rebanho, capacitando os fiéis e neófitos da Comunidade Eclesial (Igreja, Paróquia) a um maior esclarecimento e vivência da fé, seja na iniciação cristã, na doutrinação, na formação humana ou na congregação de forças para organizar a comunidade.


O Catequista não é um Professor e nem deve pretender sê-lo. É antes de mais nada alguém que está inserido na Comunidade Eclesial, que gosta do que faz, e por acreditar na Igreja e professar sua fé no Deus Uno e Trino, quer colaborar para o crescimento qualitativo e quantitativo desta mesma Igreja. O Catequista não é só aquele que ensina, mais que aprende junto, aperfeiçoa, cresce, está junto, coordenando, orientando, mostrando pistas, caminhos. Para que ele possa fazer isso é preciso que antes esteja disposto a formar-se, a orientar-se, a ler, estudar, preparar-se a fim de que esteja em comunhão perfeita com o Evangelho e com os ensinamentos da Igreja. O Catequista não é mais uma criança ou adolescente ou mesmo uma pessoa adulta que esteja recém-iniciada na fé cristã. É sim, uma pessoa amadurecida na experiência, comprometida com a transmissão fiel daquilo que crê e vive. É uma pessoa de vivência sacramental, assídua a celebração dominical, um verdadeiro agente de pastoral. São Catequistas aqueles que trabalham na pastoral do Batismo, da Confirmação, da Eucaristia e do Matrimônio. São Catequistas que ajudam diretamente na formação eclesiástica de futuros sacerdotes e religiosos.


Aos Catequistas e às Catequistas nossos parabéns pelo seu dia e também votos de que continuem firmes na missão. Àqueles que desejarem inserir-se nesta bonita tarefa, neste gratificante ministério, nosso apoio e incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário